Melhores Empresas de Serviço do Ceará

Ano:

1995

EDIÇÃO: 6

O Ceará tem tradição histórica nos gestos de arrojo. A determinação e a ousadia estão presentes na formação da índole cearense, sendo hoje uma marca nossa, um emblema que nos anuncia em todos os lugares.
Quando se estuda as razões dessa audácia cearense encontra-se como raiz fundamental a luta grandiosa e terrível da remota capitania do Siará – Grande contra a natureza, as intempéries, a eterna insegurança climática que sempre exigiram do homem um esforço titânico para sobreviver. Acostumando – se a vencer adversidades que aos outros pareciam intransponíveis, o cearense aprendeu a superar-se a si mesmo, extrapolando sua capacidade criativa e de trabalho, num desempenho que vem marcando com êxito definitivos, a própria história nacional.
O pioneirismo é um desses traços característicos do Ceará. A vontade de chegar primeiro, de fincar a primeira bandeira, embala o imaginário cearense. O cearense inventou a carne de charque, instalou o primeiro banco provincial (a administração do Padre Alencar fundou o Banco do ceará, 2ª casa bancária do país), foi o primeiro a libertar os escravos, criou (com José de Alencar) o romance nacional e a poesia popular (Com Juvenal Galeno), além de dar ao Brasil o seu maior jurista (Clóvis Beiviláqua) e o maior filósofo (Farias Brito).

A inteligência do cearense tem na arte sua grande expressão. As rendas do Aracati, há quase duzentos anos, enfeitam o mundo e um poeta popular, o Patativa do Assaré, camponês iletrado, é hoje estudado nas Universidades de Sorbone e Salamanca como exemplo natural da criatividade lírica e épica.
No século dezoito na região do Aracati e no vale do acaraú foram instaladas as charqueadas, oficinas onde se produzia a carne de charque para a exportação. Hoje o charque é chamado de “carne do sul”, mas poucos sabem que o cearense José Pinto Martins que, em 1778, montou a primeira fábrica de charque no Rio Grande do Sul, no lugar onde nasceria a cidade de Pelotas.
Em seguida tivemos o Ciclo do Algodão. Nos finais do século dezoito o algodão deixa de ser apenas a matéria – prima dos teares domésticos para se transformar no mais importante produto de exportação da capitania.
Fomos ajudados pela Revolução Industrial da Inglaterra e, depois pela Guerra da Secessão, nos Estados Unidos. Durante algum tempo o Ceará foi o grande fornecedor de fibra de algodão para a Europa.
A iniciativa empresarial começa a tomar identidade desde a separação da Província do Ceará da de Pernambuco, em 1799. Em 1812 foi montada por Luis Barba de Menezes, uma fábrica de louça vidrada. A partir dali muitas outras iniciativas haveriam de marcar o empreendimento fabril do Ceará, destacando–se o pioneirismo da família Pompeu de Souza Brasil, fundadora da primeira fábrica de tecidos entre 1881 e 1883.
Em 1891 surge a Companhia Cearense de Curtumes, e propriedade de Manuel Gomes Barbosa, Carlos Studart e José Joaquim Simões. Neste mesmo ano de 1891 a família Albano instala uma fábrica de meias, sendo ainda deste período a Fábrica de Cigarros Fortaleza, a Fábrica de Tecidos Sobral, a Fábrica de Pólvora de Sobral, uma fábrica de sabão no Crato, uma indústria farmacêutica em Baturité, a Indústria de Calçados Manuel Bertrand, a Usina Gurgel e a Fundição cearense, montada pelos ingleses Spear e Marsden, posteriormente adquirida por seus ex – operários Valdivino Soares e José Cândido Freire.

O começo do século vinte marca a trajetória empreendedora das famílias Diogo e Philomeno Gomes. Os Diogo fabricando sabão, óleos vegetais, tecidos, cigarros, sal e também construindo imóveis. Os Philomeno com cigarros, óleos vegetais, beneficiamento de algodão, fábrica de tecidos, construção civil, hotéis e cajucultura.

Dos meados do século aos nossos dias o crescimento empresarial em nosso estado foi vertiginoso. Grandes grupos econômicos se formaram, abrindo o mercado de trabalho e ensejando uma arrecadação de grande porte ao erário público. As mais destacadas empresas pertencem a quatro holdigs que emblemam perfeitamente tudo o que estivemos comentado sobre a tenacidade e o espírito de iniciativa do homem cearense. Os capitães destes grupos empresariais participaram do nada para constituir, de forma honrada, suas fortunas: Grupo J. Macêdo, Grupo Edson Queiroz, Grupo Jereissati e Grupo M. Dias Branco.
Mas esta raça de vencedores não extinguiu, e, com a mesma impetuosidade desenvolve sua saga. O Ceará continua a ser uma usina de grandes iniciativas. Uma terra onde da dificuldade se fazem grandes empreendimentos e ousados projetos.
Este livro, DESTAQUES EMPRESARIAIS 1995, iniciativa da Fundação João Pontes, quer mostrar que o sentimento realizador continua vivo no Ceará e em plena efervescência. Está aqui a geração contemporânea do empresariado cearense. Sua Indústria, sua iniciativa, sua perseverança, seu sucesso.

Um elenco de conterrâneo nossos que, no espaço que o destino lhes deu, se transformaram em realizadores. FAZER é o verbo dos diligentes, dos participantes. Quem faz é instrumento de Deus na eterna construção do mundo. Na cinzenta multidão dos que se movem nos aluviões da vida, muitos nem notam a paisagem, enquanto outros estão sempre prontos para enfrentar os moinhos de vento. Enxergar além da pedra, transceder os limites é o ofício perpétuo dos especiais. Aos que lerem este livro pedimos para prestar atenção na história de seus participantes. São pessoas comuns que, por vontade de determinação, resolveram se tornar especiais. Verifiquem que suas vidas e seu trabalho são pontuados de otimismo e fé no futuro. Gente que acredita em si e no país. E que não ficou na margem da história esperando o abraço da sorte. Porque até a sorte é construída. Podem crer.

Homenageados:

Agência de Viagem ( Local) – Lafuente Turismo
Agência de Viagem (Nacional) – Soletur
Banco – Bec
Bar – Cais Bar
Barraca de Praia – Conchiglia
Buffet – Lulas Buffet
Cabelereiros – Paulinos Cabelereiros
Casa de Cambio – Acctur
Cartão de Credito – Cedicard
Churrascaria – Parque Recreio
Clinica Odontológica – Cláudio Mello
Clinica Pediátrica – Alberto Lima de Souza
Clinica Radiológica – Perboyre Castelo
Clube Social – Ideal Clube
Colégio – Sete de Setembro
Confecções (Masculino) – Domenico
Complexo Turístico – Hotel Parque das Fontes
Consórcio – Nacional Brastemp
Conjunto Musical – Mastruz com Leite
Cópias – Xeroz
Cursos de Pré-Vestibular – Farias Brito
Distribuidora (Bebidas) – Allied Domecq
Escolinha de Esportes – Clube do Volley
Escola (Pré-Escola) – Colégio Batista
Embarque/Desembarque – Cia. Docas do Ceará
Hospedagem Turismo – Hotel Residencial Praia

Hospital – Hospital Antonio Prudente
Hotel (5 Estrelas) – Hotel Caesar Park
Hotel (4 Estrelas) – Seara Praia Hotel
Hotel (3 Estrelas) – Magna Praia Hotel
Hotel (Serra) – Ytacaranha
Imobiliária – Luciano Cavalcante
Informática – Ibm do Brasil – Ce (Especial)
Lanchonete – Mc Donalds
Laser (Equipamento) – Marina Park Hotel
Lentes de Contato – Wantan Laércio
Limpeza e Vigilância – Padrão
Limpeza Pública – Marquise
Língua Estrangeira – Fisk
Locadora de Automóveis – Hélio Medeiros
Modelos e Manequins – Talentus
Motel – Chalex Motel
Oficina de Automóveis (Não Autorizada) – O Cordeiro
Oficina de Eletrodomésticos – Garcia Lima e Cia Ltda
Organização de Congresso – Êxito
Plano de Saúde – Hap Vida
Promoções – Click Promoções
Posto de Combustiveis – Sobral e Palácio
Posto de Lavagens E Serviços – Crasa Shopping Car
Pizzaria – Shopping Pizza
Produtora – P R O
Propaganda E Publicidade – Slogan

Receptivo (Turismo) – Ego Turismo
Restaurante – Platoh
Som/Luz – Fm Som
Sorveteria – Ice Kid/ Seguradora – Bradesco
Self-Service – Shopping Pizza
Stúdio Fotográfico – Chacon
Táxi – Rodo Taxi
Táxi Aéreo – Táxi Aéreo Fortaleza
Transportadora – Mudança Confiança
Transporte Aéreo (Regional) – Taf Linhas Aéreas
Transporte Aéreo (Nacional) – Tam
Transporte Aéreo (Internacional) – Transbrasil
Transporte de Valores – Corpvs
Transporte Coletivo Urbano – Autoviária S.V.Paulo
Transporte Interestadual – Expresso Guanabara
Treinamento Empresarial – Sebrae/Ce
Turismo (Equipamento) – Beach Park
Tv por Assinatura – Tv Show
Vídeo Clube (Locadora) – King Vídeo.