21 Brasileiros do Século XX Vencedores no Século 21

Ano:

2005

EDIÇÃO:

A PPE Promoções e Eventos ltda realizou no dia 14 de abril de 2005, na ABL Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, um dos lugares de maior credibilidade do País, uma homenagem a Brasileiros do Século passado, que continuam fazendo sucesso no século atual. Alguns estiveram presentes ou representados por familiares e receberam de seus respectivos padrinhos seus diplomas; e outros, o diretor da PPE – Roberto Farias entregou pessoalmente: Pelé na EMERJ (Escola de Magistratura do Rio de Janeiro), Hebe Camargo ao vivo em seu programa exibido no dia 18 de abril, Emerson Fittipaldi em seu escritório em São Paulo.

Silvio Santos, Renato Aragão, Antonio Carlos Magalhães e Fernanda Montenegro receberão em breve os seus diplomas. Na mesma solenidade foi entregue o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (in memorian) pelo Reitor René Barreira ao Dr. Roberto Marinho, representado pelo seu filho José Roberto.

A solenidade foi presidida pelo presidente da ABL – Dr. Ivan Junqueira, que fez uma saudação aos homenageados. Também foram oradores, Roberto Farias, Chico Anysio – fez uma linda referência a cada um dos homenageados e o Governador do Ceará – Dr. Lúcio Alcântara, que se deslocou ao Rio de Janeiro, exclusivamente para o evento. Estiveram presentes vários imortais como Dr. Marcos Villaça, Dr. Arnaldo Nisker (representando a Governadora Rosinha Garotinho), Dr. Antonio Olinto (representando o Prefeito César Maia ), Dr. Cícero Sandroni, Dr. Alberto Costa e Silva ( representando o Senador José Sarney), entre outros.

O Presidente de honra da Fifa – Dr. João Havelange, o ex Presidente da ANM – Dr. Aloísio Sales, o Presidente da ACL – Dr. Murilo Martins, o Dr. Paulo Lustosa (representando o Ministro Eunício Oliveira), o Diretor da Academia Nacional de Medicina – Dr. Ermane Aboim, o Diretor de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar, o Dr. Paulo Pompílio, os Deputados Estaduais do Ceará – Gony Arruda e Sávio Pontes, o Presidente do BEC – Banco do Estado do Ceará – Dr. Carlos Alberto da Silva, o Jornalista Olavo Luz, o Dr. Pedro Martins (representando seu pai Aldemir Martins), o Dr. Rogério Arns (representando sua mãe Zilda Arns), o Padre Aníbal Lopes, a Jornalista Narcisa Tamborindeguy, entre outros.

A Humanidade estaria cometendo à auto – flagelação, perderia suas referências históricas e caminharia para a solidão das trevas, se abdicasse do valor da experiência. É dela que emanam o acúmulo do saber e o domínio do conhecimento, numa perfeita simbiose de ricos predicados. É nela que se inspiram os mestres e se nutrem os discípulos.
O homem, agente das grandes transforma ções sociais, é parte inalienável deste luminoso caleidoscópio. Que resplandece e ganha maior relevância quando amadurecido nas sábias e prudentes lições da universidade da vida.
Pra nós, a chamada terceira idade é um estado de espírito que se engrandece, ainda mais, quando produtivo e indutivo à valorização da auto – estima.
Grandes personalidades do cen ário brasileiro são testemunhas e partícipes desta verdade, pois continuam produzindo e transferindo conhecimento. Delas são exemplo os 21 Brasileiros do Século 20 Vencedores no Século 21, que hoje homenageamos: Abílio Diniz, Adib Janete, Aldemir Martins, Antônio Carlos Magalhães, Antônio Ermirío de Moraes, Chico Anysio, Dom Paulo Evaristo Arns, Emerson Fittipaldi, Fernanda Montenegro, Hebe Camargo, Ivo Pitanguy, João Havelange, José Sarney, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Pelé, Renato Aragão, Roberto Carlos, Silvio Santos e Zilda Arns.
A sociedade não pode prescindir da enriquecedora bagagem de saber destes ilustres brasileiros, que trocaram o acaso pela vitalidade construtiva e dedicam grande parte de suas existências à criação de novos fulgurantes talentos. Que são modelos e paradigmas da cidadania consciente e da responsabilidade a ela inerente.
O honroso privil égio de sermos acolhidos, pela segunda vez, neste cenáculo maior da cultura nacional, muito significa para nós, vindos do distante Ceará. Onde nasceu e frutificou, nas bancas de trabalho da PPE – Roberto Farias, a idéia de exaltar os méritos destes insignes brasileiros, eleitos pelo voto de grandes expoentes das atividades empresariais, de experientes observadores do cotidiano e de conceituados formadores de opinião. Com o inestimável apoio do governador Lúcio Alcântara, que nos prestigia com sua presença; do Banco do estado do Ceará e da Embratel.
Para enriquecer ainda mais esta cerim ônia, a Universidade Federal do Ceará, através de seu reitor, René Teixeira Barreira, fará a entrega do título de doutor “Honoris Causa”, in memoriam ao jornalista e acadêmico Roberto Marinho, na pessoa de seu filho José Roberto Marinho.
Vejo, como observava o acad êmico Roberto Campos, que alguns dos presentes já começaram a balançar o braço e a olhar os relógios. É sinal de que devo parar. Não sem antes agradecer ao presidente Ivan Junqueira a generosidade de permitir a consagração desta homenagem na Casa de Machado de Assis.

Muito obrigado.

 

José Sarney: Eu tenho que agradecer a Deus o destino que ele me deu, a oportunidade que ele me concedeu, de ter nas duas vertentes da minha vida grandes responsabilidades, alcançando altas distinções. Como político, cheguei a ser Presidente da Republica e, como escritor, cheguei a entrar para a Academia Brasileira de Letras, de maneira que,  eu acredito que isso tenha sido  o destino que me levou a tudo isso.  Mas  evidentemente com homem de   fé. Eu acredito que Deus não teria me trazido de tão longe do Maranhão da cidade de Pinheiro  se ele não tivesse missões a me conceder .ENTREVISTA COM ROBERTO FARIAS(RF): E os seus filhos também estão dando continuidade ao  trabalho do senhor na política ?(SARNEY): A gente não conduz os filhos, eles andam com suas próprias pernas e também cada um está construindo o seu destino. A gente o que tem que fazer muitas vezes e bater palmas para aplaudir e desejar que eles sejam muitos felizes.(RF): O que o senhor achou  dos outros nomes que fazem parte da  relação ?

(SARNEY):Eu acho que foram nomes excepcionais de brasileiros, brasileiros que honraram o país em todos os seu níveis de atividades e eu sinto me muito honrado estar entre eles. Eu  acho até uma generosidade. Eu sou apenas um  simples Pinheirense  do Maranhão, cantador do nordeste que cheguei a essa situação.

(RF): Muito Obrigado, Presidente.

Homenageados: